Feijoada de Búzios

Na Zambujeira do Mar há um restaurante que adoro, "O Sacas". Quando lá fui pela 1ª vez era uma menina e fui com os meus pais. Era na altura um sitio muito rudimentar onde os pescadores iam passar um tempo depois da faina, uma vez que fica na zona do lota. Era todo em madeira, já gasta pelo tempo , e a côr já nem se reconhecia. Na entrada tinha sempre moreias "escaladas", que para quem não sabe, é uma tecnica de secar o peixe, e consiste em abrir o peixe , com umas canas esticar o corpo e deixar ao ar para secar. É uma iguaria que gostava que toda a gente experimentasse, pois a moreia depois de frita fica estaladiça e a carne deste peixe é uma delicia.Como dizia, este sitio tinha bancos de madeira corridos, tipo as mesas de picnic, e as pessoas á frente do estabelecimento eram uma simpatia.
Foi lá que provei uma feijoada de búzios que me ficou na memória e sempre que vinha de férias ia lá para matar saudades. Entretanto o sitio já evoluiu e tornou se num restaurante mais moderno, mas mantém esta iguaria. Como estou perto poderia ir lá a qualquer altura, mas como a vida não está para finesses optei por fazer em casa e deu para lamber os dedos.


Feijoada de Búzios

1 embalagem  de 400 gr de miolo de búzio cozido (existe também na peixaria o búzio inteiro já cozido, é só retirar o miolo da casca)
Cebola
Alhos
Azeite
Chouriço
Tomate
Polpa de tomate
50 ml de vinho branco
1 caldo knor de peixe
1 embalagem de feijão branco cozido
Cenoura
2 cravinhos
1 folha de louro
Sal
Pimenta
Coentros

  • Numa panela colocar a cebola e os alhos com um fio de azeite.
  • Deixar refogar.
  • Deitar o chouriço aos quadrados e deixar fritar um pouco.
  • Colocar o tomate cortado,o louro, os cravinhos e a cenoura cortada ás rodelas.
  • Envolver tudo.
  • Deitar a polpa de tomate , o vinho e o caldo knorr.
  • Deixar ferver  até o tomate estar meio desfeito.
  • Acrescentar o miolo do búzio e deixar apurar.
  • Colocar o feijão e baixar o lume para cozer devagar e não desfazer o feijão.
  • Caso necessite de mais liquido pode se acrescentar um pouco de água.
  • Temperar com sal e pimenta a gosto.
  • Quando tudo estiver bem apurado, polvilhar com os coentros e servir.


Acompanhar com: arroz branco.

Bem bom...

Comentários

  1. Rita, é verdade que a vida não está para finesses, mas essa tua feijoada está uma finess.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana Rita
    Adorei a descrição que fazes desse sitio, desse restaurante de tão boas e saborosas recordações.
    Temos o previlegio de estar junto ao mar e poder usufruir dos seus frutos...
    E não deixaste por mãos alheias a receita deste prato tão rico. Ficou fantástico!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ai Rita eu não lambo os dedos mas sim os làbios amiga, que maravilha, fiquei sem palavras, apenas adorei este teu pratinho deliciosos e fantàstico, os meus parabens està uma super chefa!!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficou com um aspecto divinal!
    Parabéns!
    jinhos

    ResponderEliminar
  5. Amiga, esta feijoada deve ter ficado tudo de bom.Eu adoro comida diferente, gosto de búzio mas nunca comi na feijoada. O aspecto está fantastico!
    Amei a historia que vc contou e explicou, desta froma ficamos saber do que se trata.É por estas e outras que adoro vim aqui... rsrs
    Eu adoro peixe seco, assado na barsa fica delicioso!!!! No nordeste do Brasil usa muito pixe seco.Eu sempre comento com o meu marido que em Portugal tem muitas coisas que lembra o meu Nordeste. rsrs
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Estupenda receta y muy acertada para estos días tan fríos!!!!
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  7. Ana Rita isto é um petisco dos grandes, por acaso nunca encontro por aqui á venda.
    O teu prato está com aspecto formidável, deve ter ficado com aquele gostinho a mar!
    Gostei imenso!
    Beijinhos;)

    ResponderEliminar
  8. AnaRita essa feijoada está mesmo de gritos, apesar de não apreciar búsios era capaz de provar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. E eu aqui "dormindo", pensei que era de Búzios, a praia aqui no litoral do Brasil. rs
    Nunca provei esse marisco, mas a feijoada ficou com muito bom aspecto.

    Lembrei de você esse final de semana! Fui na casa da minha mãe e ela assou um frango sem modos também!! Hahaha

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. ola Ritinha que boa jeijoada é pena ja ter comido se nao ja comia um bocadinho beijinhos isa

    ResponderEliminar
  11. DESTA FEIJOADA NUNCA COMI ,MAS ADOREI O ASPECTO ESTA SUPER APETITOSO.
    BJ

    ResponderEliminar
  12. afff...essa feijoada deve ser tudo de bom. amooo feijão branco. só preciso esperar esfriar um pouquinho...rs
    Bjinhus!!!

    ResponderEliminar
  13. Bem esta feijoada esta com uma cara que nem te conto. Nunca tinha ouvido falar em feijoada de búzios, mas gostei : ) Vou ter que mandar a receita para os meus pais, pois aqui nos USA não se encontram...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. E aposto que a tua feijoada ficou tão boa como a que comes nesse restaurante.
    Eu fiquei a babar amiga.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Olha que esta eu era capaz de provar, tem muito bom aspecto!!!

    bjs

    ResponderEliminar
  16. É daqueles pratos k quero muito muito experimentar :)...
    Está com um super aspecto mesmo
    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Nunca fiz em casa, mas já comi num restaurante e gostei muito... Parabéns ficou com muito bom aspecto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Estive na Zambujeira do Mar pela última vez no Verão de 2010, adoro a costa Alentajana.
    A água é que é bem gelada, mas come-se muito bem.
    Adorei a tua sugestão bem deliciosa.
    Votos de fim de semana.
    Agradeço a visita ♥

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O vosso comentário é sempre bem vindo!
Obrigada e beijinhos,
Ana Rita