Pão Rápido de Centeio e Sementes de Alcaravia

Hoje trago vos um pãozinho com alcaravia.
Para quem não conhece a alcaravia ( em inglês Caraway) é uma planta da família do cominho.
É muito utilizada na cozinha nórdica, nos conhecidos Pretzel's , no fabrico de aguardente escandinava, a Aquavit e no famoso licor Kümell. 
Muito apreciada no chucrute alemão e até no caril indiano, a alcaravia é uma especiaria que harmoniza bem com carnes, queijos,pães, biscoitos e em maçãs assadas (que hei de experimentar!)
Apresenta se normalmente em grãos, suas sementes, parecidos com os da erva doce, e o seu sabor é levemente doce.



Pão Rápido de Centeio e Sementes de Alcaravia
receita do livro "200 receitas Pão",Joanna Farrow

200 ml de água , morna
200 ml de iogurte grego, (usei nata ácida)
1+1\2 c. chá de sal
1 c. sopa de sementes de alcaravia
325 gr farinha de trigo
175 gr farinha de centeio
1 c. sopa de açúcar
2+1\2 c. chá de fermento biológico seco

  • Colocar na cuba os ingredientes líquidos e depois os secos.
  • Escolher Programa Básico Rápido, 2h15m.
  • Quando acabar retirar o pão e deixar arrefecer numa grade de metal.

Bem bom...

Comentários

  1. Fiquei curiosa com o gostinho do teu pão, parece-me muito gostoso.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Esse pão lindo e acredito que uma delicia.
    É dos pouco desse livro que ainda não fiz.
    boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Ana Rita!! Comprei uma MFP há uma semana, pelo que agora ando a testar tudo o que seja receitinha boa (como esta) :P
    Olha, já agora... por vezes vejo pães que crescem imenso por cima, mas os que tenho feito não... :(
    Noto que este teu também não cresceu, é normal ficar assim?
    Na verdade os que fiz ficarem ótimos por dentro, ainda assim esperaria que crescessem até porque os primeiros que fiz foi com preparados.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,

      Às vezes os pães crescem e depois quando os retiramos diminuem,é normal,tem a ver com a massa que é mais arejada...
      Este não cresceu muito pois foi feito no programa rápido de 2h17m, no ciclo básico e normalmente ficam mais baixos.
      Mas por norma crescem bem. Não desesperes porque a massa de pão é muito sensível a temperaturas, (deve se evitar abrir a porta da mfp durante o ciclo) e como também tem estado frio é normal que uns pães cresçam menos que outros!
      Vai tentando e verás que começam a correr bem melhor..Se precisares "talk to me"...
      Bjokas
      Rita

      Eliminar
    2. Pois, não sei o porquê. A verdade é que comprei uma máquina para a minha cunhada igualzinha à minha e os pães dela têm sido todos lindos e altos. Bem, verdade seja dita que eu o último pão que fiz usei farinha para bolos (upsi... era a que tinha :P), mas os outros 2 eram do preparado de pão caseiro da Nacional e com água morna, a 40º
      Já agora, uma última perguntinha. Quando dizes programa rápido e ciclo básico... qual é a diferença. Pergunto porque na minha máquina (uma Becken ) supostamente só coloco o programa e depois o peso e tostagem...

      Milhões de obrigados :)

      Eliminar
    3. Na minha máquina é o programa 1 Pão Básico,cor média, que demora 2h17m. Este é o programa rápido pois com cor escura demora 3h15m, é o chamado programa para Pão Branco/Simples.
      Eu não uso temperatura para a água,coloco o dedo e se estiver morninha está boa! Pode também acontecer o teu fermento não estar muito bom,para isso muda de marca. Quanto á farinha eu uso a que tenho disponível e nunca tive problemas de maior.
      Bjokas
      Rita

      Eliminar
    4. Ana Rita,
      Vinha só para te dizer que decidi usar o programa 1 Pão Básico (afinal a máquina tinha :P) e ao contrário do que me aconteceu com o programa 2 (Francês), o pão saiu lindo, cresceu e ficou absolutamente delicioso. Aliás, até usei o temporizador e mesmo assim saiu fantástico.
      Obrigada pelas dicas :D

      Eliminar
  4. Olá Rita,belo pão.Deve ter um sabor muito rico.Eu uso alcaravia para fazer uns palitos salgados com queijo.E adoro o sabor.bjs,violeta

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito deste pãozinho :) já andava à procura dumas receitas com farinha de centeio... vou levar
    bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  6. Tenho o livro, mas não vi lá este pão!! adaptaste?

    ResponderEliminar
  7. wuau ele esta mt fofinho com um bucadinho de manteiga e doce de tomate uiui que maravilha ja comia hehe bjs feliz semana

    ResponderEliminar
  8. Adoro fazer pão caseiro, e este teu ficou lindo, deve ser uma delicia:)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Olá, rita! Ficou bem delicioso! Nunca experimentei alcaravia (pelo menos sabendo) e fico curiosa!...
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Nunca tinha ouvido falar dessas sementes, parecem interessantes :)

    O pão deve ter ficado uma delícia :D

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

    ResponderEliminar
  11. Olá Ritinha, fico na primeira fila para comer uma fatia :))
    Deve estar com um gostinho divinho, nunca testei alcaravia
    no pão, boa ideia!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  12. Que belo pão!! Também gosto muito de fazer pão caseiro
    Um beijo

    ResponderEliminar
  13. Então Ana Rita, onde está a manteiga? Pão sem manteiga não vale :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Olá Ritinha !
    Estou mesmo tentada a comprar uma maquina de fazer pão !
    Que delicia este teu !
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  15. Olá Ana Rita :)

    Lindo, lindo esse pão, de miolo rendado e decerto delicioso !
    Nunca experimentei com alcaravia, o último que fiz foi com chia, também muito apreciado por aqui ! :)

    Um grande beijinho

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Pronto... Agora amuei!! Onde vou desencantar a alcaravia?? Aqui na Siberia, nem pensar!!
    E depois nao tenho a maquina!! E nunca consigo fazer um pao em condições!!
    Mas deixa, qd tiver a maquina eu volto às tuas receitas!!
    Olha so a textura desse paozinho!! OMG... Amanha ja sabes onde tomo o pequeno almoço!
    Beijinhos
    Mena.

    ResponderEliminar
  17. Olá! :)
    O pão está com um aspecto fantástico! Fiquei curiosa com as sementes de Alcaravia! Tenho que as ir procurar! :)
    Um grande beijinho!
    PS: Quero uma fatia quentinha com manteiga :)

    ResponderEliminar
  18. Ficou com um ar bem fofinho!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Olha que fixe não conhecia amiga, lindo o pão, bjokitas

    ResponderEliminar
  20. Olá :D
    O pão tem mesmo um aspecto fofinho :D
    Não conhecia essas sementes, foi uma boa descoberta :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  21. Acho que nunca te disse isto, mas tenho impressas imensas receitas tuas de pão.
    És a minha padeira preferida ;-)

    ResponderEliminar
  22. Ficou tão fofinho e com optimo aspecto

    ResponderEliminar
  23. Esse pão ficou fantástico.
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Adoro Ana Rita!
    Já usei alcaravia em pães e sou fã.
    Ficou lindo. Beijinho.

    ResponderEliminar
  25. Fiquei deliciada com esse pão tão fofinho, agora essas semente é que não conheço, tenho de ver se encontro para experimentar também pois adoro fazer o pão

    Bjkas
    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Olá! Comprei o livro agora na Páscoa e esse pão parece-me delicioso! A textura ficou linda.

    ResponderEliminar
  27. Como eu gosto de pão e esse deve ser delicioso.

    Beijinhos,

    http://Thatcakesweet.blogspot.com

    ResponderEliminar
  28. Esse pão está mesmo fabuloso!!! K aspecto bom :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Olá Ana, finalmente vim conhecer o teu espaço :) Gostei muito deste pão, já o vi no livro mas ainda não o testei :)

    beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O vosso comentário é sempre bem vindo!
Obrigada e beijinhos,
Ana Rita